Estados Originários



Em Estados Originários, Renato Ren concebe um conjunto de bandeiras, inspirado em sua exploração da pintura geométrica abstrata. Cada bandeira representa um dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, reimaginados e nomeados a partir das etnias dos povos originários que ocuparam ou ainda ocupam essas regiões. Fixada em um local oficial do Governo do Estado do Espírito Santo, a obra não apenas reivindica espaço, mas também destaca a importância histórica do local, assinalando em Vila Velha o ponto inicial da colonização do estado, originalmente habitado por comunidades indígenas.


A paleta de cores e formas escolhida pelo artista reflete seu estilo visual autoral, em sintonia com o universo indígena. A composição das bandeiras resulta de uma investigação imaginativa e contemplativa, inspirada em obras e produções gráficas tradicionalmente associadas a esses povos.


Em linha com outros projetos de intervenção no espaço público do artista, o trabalho de Renato Ren explora possibilidades fenomenológicas, contemplativas e críticas. Seu objetivo é provocar reflexões sobre as ameaças e violações de direitos enfrentadas pelos povos indígenas, especialmente diante da recente ameaça aos seus territórios por meio da proposta da tese jurídica do 'Marco Temporal'. Busca-se, assim, estimular a conscientização e o comprometimento com a defesa dos direitos indígenas.


Ao apresentar ao público essa obra, o artista convida a uma reflexão sobre a inserção subjetiva de sua narrativa poética e política nesse contexto, destacando a necessidade de repensar os territórios que habitamos atualmente. O intuito é fomentar o reconhecimento dos direitos conquistados e das desigualdades enfrentadas, promovendo a empatia diante da contínua luta dos povos originários.


Detalhes das bandeiras de cada estado

Equipe do projeto

Artista: Renato Ren

Produtora e arquiteta: Juliana Almeida Zanandrea

Mestre de obras: André Francisco Coitinho

Ajudante de obras: Janpierre Martins Vieira

Ajudante de obras: Maciel Araújo Silva

Ajudante de obras: Gustavo Galante Miranda

Ajudante de obras: Lucival de Oliveira