"Percebi que minhas criações visuais e minhas músicas têm muito em comum. Mesmo sendo linguagens diferentes, os temas, os discursos, a forma de construir a ideia… tudo conversa.
É como se minhas obras visuais fossem RAPs feitos com tinta, imagem e espaço. A mesma urgência, a mesma crítica, a mesma intenção de provocar. E acho que isso fortalece os dois lados: o que digo numa música pode ecoar numa obra visual, e vice-versa". [Renato Ren]
Bio
Renato Ren (São Paulo, 1984) é artista visual e MC de RAP radicado em Vitória–ES desde os anos 2000. Formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018), desenvolve uma produção que se articula a partir de diferentes técnicas e linguagens visuais, com ênfase na crítica social e na reflexão sobre questões contemporâneas urgentes. Sua pesquisa nasce da experiência com letras e gestos do graffiti, elaborando uma poética geométrica e abstrata que expande os limites da linguagem urbana e dialoga com o espaço expositivo. O artista tensiona as fronteiras entre arte institucional e práticas de rua, transformando o gesto marginal em estratégia crítica e construtiva, e explorando estratégias visuais e poéticas que problematizam desigualdades, pertencimentos e modos de existir. Sua obra propõe a desconstrução de estéticas eurocêntricas e acadêmicas, afirmando modos periféricos e afro-brasileiros de criação, nos quais ritmo, forma e ocupação espacial se tornam ferramentas de resistência e de reimaginação do comum.
Participou de exposições coletivas como Qualquer figura além da nossa visão diária (OMA Galeria, São Paulo–SP), Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir (SESC Cajuína, Teresina–PI, 2025), Transitar o Tempo (Museu Vale / Casa Porto das Artes Plásticas, Vitória–ES, 2024), e Parque Cultural Casa do Governador (Residência Oficial do Governador do Estado do Espírito Santo, Vila Velha–ES, 2024). Em mostra individual, destaca-se Táticas de Graffiti e Não Graffiti, realizada na Galeria Homero Massena, Vitória–ES, em 2017.
Contato
contatorenatoren@gmail.com