Obra-prima

Título: Obra-prima

Técnica: Bloco de concreto, baixo relevo e tinta acrílica
Dimensões: (A x L x P) 6,5 cm x 19,5 cm x 9,5 cm (cada bloco)
Ano: 2019

"Obra-Prima" é um trabalho composto por dois blocos de piso maciços, feitos de concreto, com formas e texto inscritos em baixo relevo na superfície e pintados com tinta. Cada bloco possui uma palavra do substantivo composto "obra-prima", acompanhada de um conjunto de formas geométricas abstratas criadas a partir do repertório pictórico do artista.


O objeto é dividido em duas peças: uma contendo a palavra "Obra", destinada a ocupar o espaço público de uma praça na cidade de Vitória, ES, por meio de uma intervenção urbana, caso a obra seja selecionada para a exposição. A outra peça, com a palavra "Prima", será enviada para o espaço expositivo, onde deverá ser colocada sobre o chão, ao lado de uma fotografia do bloco que será instalado no espaço urbano.


Ao separar as peças complementares, busca-se provocar o observador a questionar a ausência da outra parte ao considerar a palavra incompleta.


Transitando entre espaços públicos e privados, e ao estabelecer uma relação entre um e outro, o trabalho propõe uma reflexão sobre como ocorre a fruição e a recepção das obras de arte dentro e fora do contexto institucional. Além de destacar as relações estéticas que surgem a partir disso, busca-se também uma possível interação com o público. Ademais, pretende-se problematizar a relevância das obras de arte na contemporaneidade.