Série - Bandeiras do Brasil

O conjunto de obras busca reconfigurar e desconstruir a flâmula por meio da inserção de cores e símbolos, que reivindicam outras possibilidades de pertencimento e identidade, contrárias à discursiva patriota tradicional e conservadora, que se apropria dos símbolos nacionais para chancelar discursos autoritários e fascistas. Em síntese, o trabalho contraria a lógica ultranacionalista ao contemplar camadas marginalizadas da sociedade brasileira.

Título: Enxada e vermelho sobre bandeira do Brasil - 01
da série bandeiras do brasil, 2020

Estêncil, tinta acrílica e tinta spray sobre tecido13,8 cm x 20 cm

A obra “Enxada e vermelho sobre bandeira do Brasil - 01", é composta pela representação da bandeira nacional, coberta parcialmente por uma veladura vermelha. Sobre a imagem, aparece a figura de uma enxada, inscrita com stencil e tinta aerosol. 


O trabalho busca reconfigurar e desconstruir a flâmula por meio da inserção de cores e símbolos, que reivindicam outras possibilidades de pertencimento e identidade, contrárias à discursiva patriota tradicional e conservadora, que se apropria dos símbolos nacionais para chancelar discursos autoritários e fascistas. Em síntese, o trabalho contraria a lógica ultranacionalista ao contemplar camadas marginalizadas da sociedade brasileira.

Enxada e vermelho sobre bandeira do Brasil - 02
da série bandeiras do brasil, 2020

Estêncil, colagem, tinta acrílica e tinta spray sobre tecido13,8 cm x 19,7 cm

“Enxada e vermelho sobre bandeira do Brasil - 02”, é uma variação seriada da obra anterior, com a adição da técnica de colagem. Nessa versão, a bandeira aparece parcialmente coberta pela sobreposição de outra pintura, na cor sólida vermelha, sobre a qual, é gravado uma enxada com stencil e tinta aerosol.

Mapa da Fomeda série Bandeiras do Brasil, 2021
Madeira e impressão digital têxtil sobre tecido de poliéster(A x L x P) 30,1 x 20,2 x 6,4 cmEdição: 10 + 1 P.A.
Republiquetada série Bandeiras do Brasil, 2021
Impressão digital têxtil sobre tecido de poliéster(A x L) 49,5 x 66,5 cmEdição: 10 + 1 P.A.
O tiro saiu pela culatra
da série Bandeiras do Brasil, 2021

Serigrafia sobre papel 200 g/m³ (A x L) Papel 48 x 66 cm / Área de impressão: 42 x 59,4 cm30 + 5 P.I.